quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Viajar para Buenos Aires é... nao contar calorias!


Ola, que tal?


Hoje foi o meu dia mais proveitoso... Como acabei mudando todos meus planos iniciais, resolvi sentar, pensar e comecar a colocar as coisas no papel, ou seja, tudo o que ainda quero fazer e, é claro, quanto é que ainda quero (ou posso) gastar.

Resolvi conhecer Belgrano, um bairro afastado do centro de BsA. Andei de "subte" pela primeira vez e cheguei a conclusao que eu a-do-ro o metro de Sao Paulo!!! Aqui as estacoes e os trens sao meio sujos, largados sabem? Isso sem falar que quando chega na última estacao da linha, toca uma campanhia super alta que deve ser pra acordar aqueles que pegaram no sono. Também nao tem a voz dizendo "estacao Juramiento, desambarque pelo lado esquerdo do trem". É um silencio total.

Enfim... Em Belgrano fui até o Bairro "Chino" que nada mais é que o nosso bairro da Liberdade, só que aqui quem manda sao os chineses. Na verdade, a "Chinatown Porteña" é apenas a Calle Arribeños com lojinhas cheias de quinquilharias "made in china" (é claro!). Vale a pena por conta dos restaurantes de comida típica a precos acessíveis. Achei até um que servia aqueles pratos alternativos, do tipo penis de boi, pés de galinha ao molho, e outras partes de outros bichos que eu nao consegui identificar. Nao arrisquei e fui de "arroladitos primavera".

Comer em Buenos Aires é barato, porém constante!!! Em cada esquina há uma "panederia" ou uma casa de empanadas, ou algum lugar maravilhoso que vende uma porcao de coisas cheias de gordura trans!!! A tal da "media luna" é como o nosso pao de queijo, baratinho e tem e todo lugar. A empanada é a nossa coxinha, o "dulce de leche" é o nosso requeijao e o alfajor é como a nossa barrinha de cereais!!!

Outra coisa legal de Buenos Aires sao as pracas. Sempre tem gente sentada nos bancos ou no gramado mesmo namorando, almocando, lendo um jornal ou simplesmente tomando sol. Gostei disso!!! Comprei umas frutas e um sanduiche no mercado e fiz um lanchinho por lá também! Conversei com dois velhinhos que, como todos os porteños, adoram a cidade e fazem questao de lhe dar dicas de lá (alem de falarem de futebol e de como o Maradona é, e sempre será, o máximo!). Algumas pracas também sao ponto de encontro dos passeadores de cachorro. Homens e mulheres que oferecem o servico de levar seu "perro" para passear. E olha que cada um sai com uns 10 cachorros!!! Antes que me perguntem, aqui ninguém recolhe o "churrilhoo" do Totó... pois é.

No fim da tarde fui para San Telmo. Minha idéia era conhecer o Museu de História Natural mas, como já estava fechado, dei umas voltas pelas ruas do bairro. Antiquarios, lojas de roupas e acessórios mais alternativos (sim, comprei mais um casaco!!!), mercado...

Voltei de autobus (meu meio de tranporte preferido depois das pernas!) e presenciei a cena do dia. Duas argentinas comecaram a discutir por conta do lugar. Uma senhora mais velha (acho que descedente de peruana ou boliviana) deu uma indireta para uma moca que estava sentada. Aí comecou o bate-boca que virou pancadaria... É sério, as duas se estapearam no busao!!! Uma gritaria danada, era bolsa pra lá, tapa pra cá... Ninguém conseguia separar as duas e acho que em dois minutos de briga aprendi todos os palavroes que usam por aqui!!! A briga só terminou após o onibus parar e o motorista chamar a policia que fazia a ronda na rua. Confesso, por enquanto, esse episódio foi o destaque da minha viagem!!!

Amanha (ou depois, sei lá) tem mais.

Beijos

5 comentários:

Enairam disse...

Estou adorando as notícias diárias!!

Quero férias novamente!!! :-(

Bjos!!

Anônimo disse...

Meu... ler seu blog é como passear com vc; e sem sair da SUB, (é que eu ainda tô sem Internet em casa)... e se fechar os olhos é como se eu tivesse aí! mas se eu fecho os olhos não consigo ler... continuo na SUB, tttrrraaabbbalhaaaaaaannnnnndo
besos

Anônimo disse...

Querida Lucy. É muito bom receber notícias suas e perceber que você está sentindo a cidade e seu cotidiano, além de visitar os pontos turísticos. Quando vc. voltar vai ter lembranças ótimas e uma sensação de quero mais. Como disse 5%, também estou viajando com você. Sentimos sua falta aqui na Sub. Um Beijo. Com Cariho.
Jack.

Unknown disse...

..Qeu ótimooooooo que esteja gostando da viagem .., tirando é claro a briga no ônibus..., mas o que VALE é não contar as calorias...e curtir MUITOOOOOOO!!!
AH!!! Vcê já foi p/ Ricoleta??? ,tem o Museu Nacional de Belas Artes..., dizem que lá encontram-se os mestres da pintura do mundo...Vcê não pode perder!!!
E nós aqui aguardando suas notícias...
BJOS!!!
Marize(MA).

Anônimo disse...

Lu,

Você jah correu em BsA???

Rs! Rs! Rs!

Beijos