segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A balada, a feira e la bicicleta "naranja"



Olá povo,

Pensei que ñ consegueria tempo (ou pernas mesmo), mas até que enfim dei minha corridinha em terras porteñas... Minha primeira corrida internacional. Consegui umas dicas com alguns poucos gatos pingados que praticam corrida por aqui e fiz o percurso de uns 5km dentro dentro de uma reserva ecológica chamada Costanera Sur. Fica próxima ao hostel, em Puerto Madero. O lugar ñ é tão bonito assim, mas bom para quem quer calma, caminhar, andar de bicicleta e fotografar passáros. Apesar de falta de vegetacão (é tudo meio seco, só mato sabe?) e dos lagos secos (???), um trecho do caminho margeia o Mar del Plata, dá até pra molhar os pezinhos!!!

Saindo do parque resolvi encarar um sanduba num dos vários trailers que ficam próximos a tal reserva. É bem barato (de 3 a 5 pesos), porém nem tão limpinho, tipo os tradicionais sanduíches de pernil da porta dos estádios. Mas como estáva com fome e a grana já está minguando nesses últimos dias de viagem, encarei o fulano. Como podem perceber, estou viva...

Ontem, pela primeira vez fui conhecer a noite e "las boliches" de Bs As. Fui com um pessoal aqui do hostel numa boate chamada Museum, que fica em San Telmo. Detalhe: acho que eu era a mais velha do grupo e talvez da boate! Tava legal, nada muito diferente do que rola em São Paulo*. Mas lá pelas 4h30 (o horário de pico das boates por aqui) estava quase pagando para conseguir uma cadeira pra sentar... Resultado: acabei chegando no hostel 6h da manhã e perdi o horário do café!!!

E agora? Onde e o que comer nessa cidade onde tudo abre tarde pra caramba e o pior, é domingo e a possibilidade de que não encontre nada aberto era grande. Felizmente o famosérrimo Café Tortoni estava aberto e lotado, é claro. O lugar realmente é lindo, e parece que estamos no século passado lá dentro. Lá dentro tudo fica chique! Até eu de mochilinha e All Star me senti simplesmente um luxo comendo minhas media lunas com dulce de leche...

De lá fui para a Feira de San Telmo. É uma mistura de feira hippie com exibicão de artistas de rua e um trecho reservado para antiguidades, tipo a feira do Masp. Segundo os guias turísiticos e os moradores de Bs As. todo mundo vai pra lá no domingo. Outra a atracão sao as casas antigas das ruas do bairro. No comeco tive a sensacão de estar visitando O patrimônio histórico da cidade, mas depois de uns 15minutos, vc. comeca a achar que aquilo tudo está é abandonado mesmo. A única coisa que a Secretaria de Turismo daqui fez foi colocar uma placa indicativa no local (que já está bem velha por sinal) e só.

Cansada de feirinha, acabei alungando uma bicicleta na "La Bicicleta Naranja" e dando um role pela cidade. Sim... o pessoal daqui tb. adora laranja!!! Tirando o frio de rachar e as ruas de paralelepípedos, este é um programa que vale a pena. Aproveitei para comprar alfajores para TODOS vcs. e agora sim, fiquei definitivamente sem nenhum peso!!!
Minha idéia de ir para a Recoleta a tarde foi pro beleléu pois minha sinusite atacou de verdade. Amanhã, apesar de ser feriado, espero que o cemitério abra e se estiver melhor vou lá acender uma velinha para Evita.

Ah... descobri duas coisas que os Argentinos adoram (depois do Maradona, é claro). Uma é buzinar. Eita povo que gosta de barulho!!! E olha que ñ precisa ter transito ou barbeiragem, qualquer coisinha o pessoal senta a mao na buzina, independente de horário. A segunda é o Bom Ar. Sim, aquele spray desodorisador. Tinha percebido que em todas as lojas que entrava sentia um cheiro forte, bom mas forte do tipo, acabaram de lavar o piso. Numa delas, flagrei o vendedor tacando Bom Ar em tudo!!! Nas roupas, nos tenis, no chao e acho que até nele mesmo. Em alguns banheiros públicos tem sempre uma latinha de bom ar sobre a pia e pasmem, aqui no hostel tem um "nebulizador automático com detector de presenca". Ou eles são muito frescos ou o cocô deles é bem mais fedido que o nosso. Devem ser os alfajores...

Beijos a todos que eu vou tomar uma canja!!!

1 comentários:

Enairam disse...

Dinheiro?!? Quem precisa de $$ qdo se tem Mastercard International?? rs!!

Putz! Q energia!! rs!!! Gostei da balada! Só não era pra vc ficar doente depois, neh?!?

Saudades!!