quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Onde eu fui amarrar minha bike?


Olá povo paulistano!


Desde que passei a trabalhar no centro da cidade venho utilizando cada vez menos meu carro. Sim, ele é uma graça, já me ajudou durante muito tempo, me levou pra cima e pra baixo por alguns anos, é super econômico mas agora o "pretinho" tá guardado (pra não dizer largado) na garagem. O único contato que tenho com ele é de 15 em 15 dias quando desço só pra dar uma ligadinha (pra bateria não zoar) ou pra procurar alguma coisa que está perdida há mais de 1 mês.


Claro que morar próximo ao metrô vem facilitando minhas idas e vindas por aí mas hoje resolvi arriscar e ir ao trabalho de bicicleta. Trajeto fácil, uma reta só até o Centro, rápido, barato e ambientalmente correto. De mochila e capacete (e uma roupinha de reserva) cheguei a Rua Libero Badaró em pouco menos de 15 minutos e aí começou minha difícil jornada: onde estacionar a magrela?!?


Minha primeira tentativa foi utilizar garegem do prédio que trabalho. Não é possível que um mega edifício com um estacionamento daqueles que levam e trazem os carros de elevador, localizado no meio do Vale do Anhagabaú (cujo acesso de veículos é super controlado pela CET), que comporta dezenas de escritórios em seus 37 andares e por onde circulam milhares de pessoas todos os dias não tenha um cantinho para que seus usuários possam guardar suas bicicletas. Pois não é que não tem?!?!?


Ao chegar na tal garagem, me identifiquei (cara-crachá) e perguntei onde poderia deixar meu veículo. O simpático manobrista Netpark me disse que não tinha autorização para "esse tipo de serviço" e que, portanto, não podia fazer nada. Perguntei , então, a quem deveria pedir a tal autorização e ele me disse que não sabia. Numa última tentativa, pedi uma sugestão a ele : "O que eu faço então?" Com um sorriso no rosto (que eu particularmente não gostei já que a situação não era nada engraçada) ele disse "Não sei não dona!".


Claro que não sou tão inocente assim. Prevendo essa situação, já tinha o plano B. Tentar utilizar o bicicletário do metrô Anhagabaú. Resumindo ess parte: 2 funcionários não sabiam onde ficava o local e o terceiro me informou que para chegar lá teria que atravessar toooodo o vale já que o acesso era do oooooutro lado. Esse "tooodo" e esse "ooooutro" me causaram certa desconfiança e preferi não arriscar. Sem ter o que fazer, de capacete, cansada e no meio da multidão às 9h da manhã só tinha duas alternativas: me afogar no chafariz nojentão em frente ao prédio dos Correios ou tentar deixar a bike na academia.


Rumo a academia então... Graças a simpatia das recepcionistas e claro, graças à mensalidade que pago sem atraso, consegui, finalmente, um cantinho para o descanso da magrela. Eles não se responsabilizam se algo acontecer com a bike e também não têm um baita espaço para esse fim, só um cubículo de 2mx3m (no máximo), debaixo de uma escada. Modesto porém suficiente e naquele momento, totalmente perfeito.


Foi difícil mas não vou desistir. Está mais do que claro que a cidade não está nem um pouco preparada para as bicicletas. Apesar de ter ficado p... da vida, não culpo o manobrista do edifício nem tampouco o motorista que me fechou na Rua Boa Vista. Todos os moradores de São Paulo reclamam, e com razão, do vucovuco que o trânsito nessa cidade: fretados, motoboys e agora a polêmica dos moto-taxis, valets e estacionamentos a preços abusivos, ônibus lotados, poluição, etc, etc e etc. Mesmo assim, São Paulo ainda é dos automóveis. Em entrevista recente com o secretário Alexandre de Moraes no Roda Viva descobri que só agora a "bicicleta" passou a ser uma questão sob responsabilidade de Secretaria de Transportes e não da Secretaria do Verde e Meio Ambiente como era anteriormente.


Espero, do fundo do meu coração, que as coisas melhorem daqui pra frente. Enquanto isso, continuarei pedalando rumo ao trabalho para garantir meu salário ao fim do mês, afinal, preciso pagar o licenciamento do carro este mês, a taxa de inspeção veicular e as multas que tomei por dirigir a 64km/h numa via onde a velocidade máxima permitida era de 60!


Beijos a todos.

1 comentários:

Adolfo Fernandez Penayo disse...

hello, I liked your blog ... my congratulations. I invite you to visit my website ...
www.motivationalphrases.blogspot.com
motivational phrases is a space dedicated to meditation and well being of the soul

Hola, me ha gustado tu blog... mis felicitaciones. Te invito a que visites mi página web...
www.frasesmotivadoras.com
www.emule-configurar.com
frases motivadoras es un espacio dedicado a la meditación y el bienestar del alma