quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É praia, é chuva, é Sidney Magal

Caracoles!!!!

Após anos, séculos, milênios fora do ar o blog volta. Naõ sei se é de fato uma volta mas vamos ver no que isso vai dar. O tempo dirá....

Acabo de voltar de uma viagem vapt-vupt ao Uruguai. Nada muito planejado, tudo feito de última hora para encaixar meus últimos dias de férias num roteiro sem muitas pretensões como os últimos feitos até então.

Todas as informações sobre turismo, coisas a fazer, dicas de viagem já estão espalhadas por inumeros sites e blogs. Se vc. consultar o Viaje na Viagem do Ricardo Freire (site que sempre consulto antes mesmo de escolher o destino e que traz ótimas dicas) saberá onde fui e o que fiz em Montevideo e Punta Del Leste. Por isso, o objetivo aqui é mostrar algumas coisas que não estão nesses sites, algumas inpressões das cidades das pessoas e dos perrengues que passei.

Importante: nada, nada do que está escrito aqui deve ser levado a sério.

Matevideo, que mania!!!!

Cidade plana, tudo relativamente perto. Onibus barato, facil de entender e que te leva a todos os lugares interessantes ou nem tanto). Fato é que seja a pé, de onibus, a cavalo, de patins, TODO URUGUAIO anda com a p... da cuia de mate nas mãos o dia todo!!!! E com a garrafa térmica também!!!! Imagine vc. saindo as 7h pra trabalhar levando a bolsa, as contas pra pagar, o notebook, o celular, o carregador (para o note e para o celular), a marmita (sim, eu levo marmita pq além de mais barato e saudável, tenhos ótimas companhias para o almoço). Então, continuando... a marmita, a roupa pra academia, chaves, documentos e ainda uma garrafa térmica e uma cuia????? Até rolam uns porta cuias/garrafas que mais parecem aquelas lancheiras de antigamente mas a maioria leva tudo nas mãos mesmo. Imagino que os bebes uruguaios já nasçam com a cuia na mão. Aliás, criança toma mate? Não vi.... Se alguém souber me avise.

Um doce de pessoa...

Adoro doces, ok mas tudo tem um limite. O doce de leite é o doce mais doce que podia existir nesse mundo. Mais até que aqueles doces árabes com aquela caldinha feita com água de flor de laranjeira e/ou mel. Fica mais doce ainda se você combina com chocolate e resolve comer uma porção monstra de uma vez só. Mas é assim... Muito doce de leite muito doce te cercam por todos os lados. Não dá pra escapar: se ficar hospedado no hotel 5 estrelas, vai ter doce de leite, no hostel de U$10 a diária, também, na sorveteria ele irá te perseguir e fatalmente você voltará com alguns potes na bagagem. Chegando ao Brasil, desapegue e dê tudo o que tiver doce de leite e distribua a familia e pros colegas da firma. Se sentir saudades daqui a algumas semanas, passe no Pão de Açucar e pronto!

Ser vegetariano no Uruguai é...

Claro que fui até o Mercado do Porto e é claro que não foi fácil escapar da carne. Só o cheiro foi o suficiente pra me satisfazer. De fato a grande diferença é a forma de preparo do boizinho (pobre boizinho!) assado na lenha e não no carvão como aqui o que além de mudar o sabor faz com que vc. não sai defumada do mercado. De qualquer forma, vale a pena prender os cabelos antes da visita.

É dia de feira...

Outra atração dita imperdível é a tal Feira de Tristan N.... Como já tinha explorado outra feira na manhã de sábado, confesso que empapucei dessa. Enorme, barulhenta e com tudo, mas tudo mesmo que vc. possa imaginar: de alface e filhotes de cobra, de sabonete a gibi velho (ops, antigo). Muita informação pra quem quer sossego. Caso vá a Montevideo e queira ir a tal feira vá, mas prepare-se espiritualmente.

Até a última Punta

O plano inicial era passar o último dia em Punta Del Leste, pedalando e conhecendo as praias que fora de temporada ficam desertas (como toda a cidade). Mas choveu, choveu muito, muito mesmo a ponto de eu ter que comprar um guarda-chuvas (muito chique por sinal!) para conseguir sair do hostel. Por vários momentos tive impressão de que alguma coisa estava acontecendo pois a cidade esta va-zi-a. Caminhei durante 40 minutos e tudo que vi foi um cachorro, que me acompanhou por parte do percurso, e um casal de brasileiros em lua-de-mel que pela felicidade do momento deviam estar achando tudo aquilo lindo, romântico... Com frio, molhada como um pinto e sem muito pra fazer, milagrosamente encontrei um salão de beleza aberto e dei um trato na cabeleira. Saí linda, feliz, ganhei um super capuccino (era semana de inauguração do salão) e tudo isso por US$8. Viram como a felicidade é simples?


0 comentários: