Nóis fumo e não voltemo...
Contrariando a máxima de Caetano Veloso e seu "É proibido proibir", a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira (7) o projeto de lei antifumo proposto pelo governo do estado.
Diferente do previsto, as manifestações contra a proibição ao cigarro foram poucas e restritas a 50 gatos pingados do Sindicato de Bares e afins, que pra variar, alegaram que a medida deverá provocar o aumento da taxa de desemprego (assim como a Lei Cidade Limpa, assim como a Lei Seca, assim como a Lei Aurea e assim como todas as outras leis que existem por aí!).
Pelo visto, esse tipo de manifestação não vem comovendo mais grande parte da população, principalmente após divulgação sobre os patrocínios e parcerias da Souza Cruz para a realização de cursos de aperfeiçoamento para proprietários e profissionais de bares. Tenho amigos fumantes (e beeem fumantes!) que apesar da restrição apoiam a tal lei. "Poderia ser pior... Imagine se estivessemos em NY onde teríamos que sair num frio de 5ºC para pitar um cigarrinho na rua?! Aqui tá bom demais!", comentou um deles.
Para tentar ser imparcial, fui atrás das manifestações contrárias a tal lei e encontrei uma série de textos e comentários assinados por filófosos, juristas e outros tantos doutores em ciências políticas, ideológicas e afins. Todos os textos, sem exceção, me remetaram ao filme Obrigado por fumar que conta a história da vida de um lobista de uma empresa de tabaco. O trecho de um dos textos que li diz: "O consenso científico é muito diferente do consenso público. Por exemplo, um fumante passivo, segundo distintos estudos, inalaria o equivalente a sete cigarros por ano, o que é absolutamente insignificante em termos de saúde pública..." o que traduz muito bem a essência do filme e da questão em torno da proibição do fumo, onde o importante não é convencer que você está certo, mas sim que seu adversário está errado. ´
Já fumei (pouco mas fumei), não me incomodo com os que fumam perto de mim e acredito que tudo é uma questão de adaptação assim como foi a proibição do cigarro nos cinemas, no metro e nos aviões. Nessa altura do campeonato só me pergunto se a tal da liberdade de escolha, evocada tanto pelos defensores como pelos contrários ao cigarro, ainda faz algum sentido numa sociedade dominada pela propaganda como a nossa.
De acordo com as novas regras só será permitido fumar em casa, nas ruas, em tabacarias ou em locais de cultos religiosos especiais (?!?!). Esta aí a brecha para bares e boates não perderem seu clientes. É só transformar um espaço num ponto de vendas de cigarro, o que seria considerado uma tabacaria ou, para os mais alternativos, montar um terreiro de umbanda em meio a balada já que a fumaça sob a proteção dos orixás estaria completamente dentro da norma paulista.
É por isso que eu adoro esse país!!!
Beijos a todos.
5 comentários:
Lu,gostaria de publicar umas fotinhas de minha ultima viagem para o deleite de meus admiradores. Vc poderia me ensinar? Grato pela atenção que venha á ser dispensada a minha pessoa . Ah ,antes que vc esqueça...eu te amo !!!
Caro anônimo,
Obrigada pela mensagem. Você poderá enviar suas "fotinhas" à nossa redação (lucianapascarelli@gmail.com) que fará a triagem do material para divulgação no Blog ETMV. Aproveitamos para informar que imagens pornográficas, fotos mal tiradas e outras cenas totalmente ridiculas não serã publicadas.
Agradeçemos seu contato. Sua participação é muito importante para nós.
Lucy!
Não tenho escrito, tô novamente com problemas nos dois Tendões de Aquiles e no joelho mexido... (hh), mas queria fazer alguns comentários:
_o “Pé de Chinelo”, até aparece muito na mídia pelos resultados que consegue... Eu ganho quase todas as provas de Kart da Sub e não saio nem em jornal de bairro!
_1º de Abril; acredita que M. Manda iniciou sua carreira brilhante na PMSP nessa data?! Pode? Um dos caras mais trabalhadores que eu conheço...
_e o fumo... Já fumei muito e há muito tempo, mas não tenho saudades; a única coisa boa em fumar é pagar sua própria conta antecipada no hospital!!!! hh
bjus
Hy Lucy!!!!!!!!!!!
Eu não sou uma fumante desesperada, mas tenho que concordar que em ambiente fechado não é muito legal, a gente fica fedendo (cabelo, roupa, etc), então é legal, mas tb não me incomodo com quem fuma perto.
Tá certo que a saúde é um tema muito sério e que o estado tem que se preocupar, mas entendo existirem coisas muito mais urgentes que os nossos legisladores e governantes tem que se preocupar em termos de saúde pública, não achas!!!!!!!!
bjs
saudades
katia
Nota de Agradecimento:
Gostaria de agradecer a todos os fumantes invertebrados (ou seria inveterados???, pois vão pagar o IPI do meu carro zero e só assim dar um descanso ao meu inseparável Renault Scenic ano 1999,quatro portas, air bag duplo, freios abs, toca fita original de fabrica, dois donos apenas, sendo eu um deles; troquei recentemente amortecedores, suspensão pneus dianteiros e calotas (tenho NF de tudo). Preciso procurar, mas acho que tenho manual do carro na casa da minha mãe. Preço a combinar. Dou comissão para quem vender.
BJOS A EVERI BODI.
Postar um comentário