quarta-feira, 29 de abril de 2009

Arte na pele...


Nããããão... o cara não fez isso!!! aliás, o que é isso?

Olá pessoas do meu Brasil varonil,
Não sei se cheguei a comentar com vocês mas essa semana resolvi aumentar, ou melhor, completar uma de minhas tatuagens. Sinceramente não tinha programado nada mas achei que o momento era adequado. Além do mais, o estúdio é aqui do lado do trabalho, de modo que falta de tempo não era desculpa.
A sessão durou quase três horas, tempo suficiente para conversar com o Vagnão(o tatuador) sobre música, cinema, sobre os emos que frequentam a Galeria, sobre o Corinthians e sobre as tatuagems mais toscas que ele já viu. Mesmo aqueles que não gostam, admitem que a tatuagem é uma forma de arte e assim como qualquer outra, dependem da técnica e da inspiração do artista, certo?
Mas como se sente o tatuador quando ao invés de uma tela em branco recebe a difícil missão de consertar um borrão tosco feito num momento de insanidade (ou azar) do cliente? Segundo Vagnão, nesses casos é quase impossível ter toda a liberdade na hora de tatuar já que o desafio maior é consertar cagada do "colega". Isso sem contar que além dos desenhos que dão errado, alguns tatuadores conseguem ainda detonar a pele do cliente, carniceiros mesmo (urgh!). Pensando nisso, achei algumas imagens de verdadeiras obras de arte de tatuadores que certamente deveriam seguir outra carreira.
Felizmente a minha ficou legal pra caramba. Embora eu esteja toda embrulhada em magipac, lambecada de bepantol e ainda sem poder dormir de lado, estou deveras satisfeita.
Beijocas
Ele queria um T-Rex e saiu com o jacaré do pica-pau
Esse queria uma pantera e saiu com um gato com caimbra na boca
Essa é a melhor... bela homenagem ao amor de sua vida

domingo, 26 de abril de 2009

Que livro você é?

Hello people!!!
Após váááários assuntos do mundo musical, televisivo e por que não dizer extra-sensorial (?), vamos atacar de literatura. Sabemos que a maioria dos brasileiros não têm o hábito da leitura incorporado no seu dia-a-dia, com exceção aos cadernos totalmente esclarecedores do Diário Oficial e da Folha da Vila Prudente. Por isso, o teste abaixo talvez sirva de estímulo para sua próxima jornada literária, afinal, quem não tem curiosidade de se conhecer de uma forma um pouco mais "profunda" do que através dos testes da Revista Claudia. Faça o teste e descubra


O meu resultado foi esse (fiquei boquiaberta!!!). Boa leitura a todos.





“A paixão segundo GH”, de Clarice Lispector


Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.Assim é também “A paixão segundo GH”, obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aperte o play sem preconceito...

Viva a internet!

Fuçando aqui e acolá, encontrei dois sons simplesmente fantásticos. O primeiro é de uma dupla de Mali chamada Amadou & Mariam, um casal de cegos que tem uma musicalidade sem igual. O grande lance é que eles não fazem a tal da world music, aquela das prateleiras separadas nas lojas de discos, do tipo trilha de documentário sobre a selva africana da Nat Geo. O som é pop, daqueles pro povo cantar e dançar junto. Parece que ele já estiverm no Brasil em 2006... O clipe é com o Mano Chao mas vale a pena acessar o site oficial da dupla pra conhecer uma pouco mais http://www.amadou-mariam.com/


O segundo é de uma banda portuguesa chamada Buraka Som Sistema. Apesar da origem, os caras tocam (e cantam) kuduro, som típico da Angola. Só que a banda faz o que definiram como kuduro progressivo eletrônico (?!?!?!). Enfim... tem que ouvir. A banda é nova e não achei site oficial, só no myspce.



Enjoy it!










A televisão me deixou burro, muito burro demais...


Adoro televisão... Nasci no final da década de 70 época em que a TV já era acessível a maioria dos brasileiros. Lembro que na sala de casa, tínhamos uma Telefunken numa caixona de madeira ao lado de um outro móvel onde papai e mamãe guardavam um pequeno estoque de “bebidinhas” para o fim de noite.

Desenho durante o dia, Chaves na hora do almoço, programa da Ofélia durante a tarde, novelas, Jornal Nacional... Fora os domingos regados a Programa Silvio Santos das 12 às 20h e pelo Fantástico e suas reportagens sobre doenças esquisitérrimas.

Tudo era novidade, pelo menos pra mim, afinal quer coisa mais interessante que ver um tal de Clodovil na TV Mulher, o Fausto Silva falando besteira no Perdidos na Noite e uma loira pulando no meio de um monte de crianças na extinta TV Manchete? No alto dos meus 5 anos, achava isso o máximo.

Pois então, essa semana, a Rede Globo anunciou sua nova programação para o ano de 2009. Considerando que a emissora é líder absoluta em audiência no país e é assistida por de pessoas nas cidades e vilarejos mais remotos que se possa imaginar, do tipo Catas Altas da Noruega (MG) e Contendas de Sincorá (BA), devemos acreditar também que milhões e milhões de cabeças pensantes (pensantes?) são influenciadas pelo conteúdo de sua programação. Não é à toa que

O que me deixou encafifada foi que, apesar do anúncio de novidades na nova grade, nada, absolutamente nada novo apareceu!!! Minisséries, Casseta e Planeta, Mais você, Fantástico, Vídeo Show... enfim, pouca novidade e muita repaginação.

Temos que concordar que a televisão (e a Globo!) está presente, direta ou indiretamente, na vida de todos e que exerce um papel determinante na formação e nas atitudes de toda a sociedade, exercendo fascínio em uns e repulsa em outros. Considerando que cerca de 12% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, podemos dizer que para estes a televisão é a única fonte de informação. Aquilo que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.

Perguntem a um desses adolescentes, por exemplo, quem é o Pedro Bial. Tenho certeza absoluta que todos, mas todos mesmo responderão que ele é o apresentador do Big Brother. Ninguém lembra, ou mesmo sabe, que o jornalista cobriu a Guerra do Golfo, o colapso da União Soviética, a queda do muro de Berlim, que ele dirigiu documentário e que fundou um grupo de poesias na década de 80... Não, ele é apenas o apresentador do BBB.

O pior, é que muito provavelmente, os demais 88%, incluindo você e eu, também responderiam a mesma coisa, não é mesmo???

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Foi num baile em Assuncion...


ASSUNÇÃO, Paraguai, 23 Abr 2009 - Damiana Morán, a terceira mulher a denunciar que tem um filho com o atual presidente do Paraguai, afirma que Lugo tem no mínimo seis filhos!!!. Moran é ex-coordenadora da Pastoral Social da Diocese de San Lorenzo e hoje organizaum grupo de trabalho criado para administrar todos os casos de paternidade do garanhão, tudo isso, segundo ela, para evitar um maior desgaste da figura do presidente.

É isso que dá curtir baladinhas regadas a whisky paraguaio meu caro Lugo!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Saiu a programação da VIrada Cultural!

Wando, nosso camarada obsceno, é uma das atrações da Virada
(colaboração de M. S. Pereira Fotos e Eventos)

Fala povo...

Programada para os dias 2 e 3 de maio, a Virada Cultural já tem algumas atrações confirmadas para esse ano. Não achei nada mais detalhado no site da Secretaria de Cultura mas a matéria no G1 está bem completa e já é possível ter uma idéia das principais bandas e cantores que deverão abrilhantar o evento.

Para aqueles que reclamam que tudo em São Paulo é muito caro ou muito longe, taí a oportunidade de curtir muita coisa boa e principalmente conhecer novos nomes da música, pois a Virada é muito mais que Maria Rita, CPM22 e outras figuras conhecidas por terem musicas na novela das oito (sem qualquer preconceito, é claro!). Além disso você não vai gastar nada além dos 2,30 de passagem e quem sabe mais uns 5,00 num lanche de pernil ou similar. Fique a vontade pra comer um churrasco grego + suco grátis por 1,00 mas eu não aconselho...

Para os outros que ainda temem a violência do Centro de São Paulo, saibam que essa é a hora. Durante a virada, o policiamento é intenso e além de curtir as atrações você pode aproveitar para conhecer o centro, os prédios históricos, sua arquitetura, as praças e é claro, o Rei do Mate da Av. São João. Acreditem, fazer esse tour com uma trilha sonora ao fundo é bem melhor do que passear ao som de "ótica, ótica, ótica".


Aproveitem, divirtam-se e me liguem que eu certamente estarei por lá...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Nóis fumo e não voltemo...



Contrariando a máxima de Caetano Veloso e seu "É proibido proibir", a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira (7) o projeto de lei antifumo proposto pelo governo do estado.

Diferente do previsto, as manifestações contra a proibição ao cigarro foram poucas e restritas a 50 gatos pingados do Sindicato de Bares e afins, que pra variar, alegaram que a medida deverá provocar o aumento da taxa de desemprego (assim como a Lei Cidade Limpa, assim como a Lei Seca, assim como a Lei Aurea e assim como todas as outras leis que existem por aí!).

Pelo visto, esse tipo de manifestação não vem comovendo mais grande parte da população, principalmente após divulgação sobre os patrocínios e parcerias da Souza Cruz para a realização de cursos de aperfeiçoamento para proprietários e profissionais de bares. Tenho amigos fumantes (e beeem fumantes!) que apesar da restrição apoiam a tal lei. "Poderia ser pior... Imagine se estivessemos em NY onde teríamos que sair num frio de 5ºC para pitar um cigarrinho na rua?! Aqui tá bom demais!", comentou um deles.

Para tentar ser imparcial, fui atrás das manifestações contrárias a tal lei e encontrei uma série de textos e comentários assinados por filófosos, juristas e outros tantos doutores em ciências políticas, ideológicas e afins. Todos os textos, sem exceção, me remetaram ao filme Obrigado por fumar que conta a história da vida de um lobista de uma empresa de tabaco. O trecho de um dos textos que li diz: "O consenso científico é muito diferente do consenso público. Por exemplo, um fumante passivo, segundo distintos estudos, inalaria o equivalente a sete cigarros por ano, o que é absolutamente insignificante em termos de saúde pública..." o que traduz muito bem a essência do filme e da questão em torno da proibição do fumo, onde o importante não é convencer que você está certo, mas sim que seu adversário está errado. ´


Já fumei (pouco mas fumei), não me incomodo com os que fumam perto de mim e acredito que tudo é uma questão de adaptação assim como foi a proibição do cigarro nos cinemas, no metro e nos aviões. Nessa altura do campeonato só me pergunto se a tal da liberdade de escolha, evocada tanto pelos defensores como pelos contrários ao cigarro, ainda faz algum sentido numa sociedade dominada pela propaganda como a nossa.

De acordo com as novas regras só será permitido fumar em casa, nas ruas, em tabacarias ou em locais de cultos religiosos especiais (?!?!). Esta aí a brecha para bares e boates não perderem seu clientes. É só transformar um espaço num ponto de vendas de cigarro, o que seria considerado uma tabacaria ou, para os mais alternativos, montar um terreiro de umbanda em meio a balada já que a fumaça sob a proteção dos orixás estaria completamente dentro da norma paulista.
É por isso que eu adoro esse país!!!

Beijos a todos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009


Já estamos no século 21. O homem já foi a Lua, criou o mais moderno dos sistemas de disseminação de informação - a internet , já sabe como manipular genes de formas cada vez mais sofisiticadas, tornou o mundo globalizado, inventou a cerveja e mesmo assim, com tanta capacidade de raciocínio, as malditas brincadeiras de 1º de abril continuam. Cada vez que ouço uma piadinha do tal "dia da mentira", me sinto num daqueles esquetes do Zorra Total, ou seja, totalmente sem graça.Todo mundo já ouviu algo parecido e mesmo assim vc. é obrigado a dar aquele sorriso amarelíssimo pra não ficar com fama de ranzinza. Só faltam as figurantes gostosonas e o playback com as gargalhadas ao fundo.

Segundo fontes, a fama do 1º de abril surgiu na Idade Média após a epidemia de peste que assolou 45 vilarejos localizados no leste europeu, hoje ocupado pelas cidades da Bielorrússia, Moldávia e Chipre. Mentira! Na verdade (sim, agora de verdade) tudo foi culpa do Padre Gregório 13 que em 1582 só para afrontar Júlio César resolveu assim, do nada, mudar o calendário. Dentre as mudanças propostas, o velhinho quis porque quis que o dia 1º de abril fosse o primeiro dia do ano (ou seria ao contrário?!). Aí começou a confusão.... Enquanto uns comemoravam o ano novo em janeiro, outros ainda nem pensavam em comprar o tender e a Sidra Cereser pro reveillon que só viria daqui 3 meses. Diz a lenda que, nesse período, as pessoas recebiam convites para festas que não existiam, marcavam compromissos para datas incertas, enfim, virou uma bagunça e esse diazinho ficou com a fama de dia da farsa.

De fato, não sei o porquê de todo esse auê em torno da MENTIRA se ela permeia nossas vidas todos os dias e não só no dia de hoje. Nada contra... Longe de ser moralista ou coisa do tipo, afinal a mentira nada mais é do que uma verdade que esqueceu de acontecer*.

Beijos a todos e preparem-se já que o dia de piadinhas e trocadilhos totalmente sem graça ainda não acabou. Hoje, a partir das 21h50 tem Brasil x Peru jogando pelas eliminatórias da Copa. Ha, ha e ha...


*Mario Quintana