quarta-feira, 29 de abril de 2009
domingo, 26 de abril de 2009
Que livro você é?
Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.Assim é também “A paixão segundo GH”, obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.
Postado por Luciana Pascarelli às 26.4.09 3 comentários
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Aperte o play sem preconceito...
Viva a internet!
Fuçando aqui e acolá, encontrei dois sons simplesmente fantásticos. O primeiro é de uma dupla de Mali chamada Amadou & Mariam, um casal de cegos que tem uma musicalidade sem igual. O grande lance é que eles não fazem a tal da world music, aquela das prateleiras separadas nas lojas de discos, do tipo trilha de documentário sobre a selva africana da Nat Geo. O som é pop, daqueles pro povo cantar e dançar junto. Parece que ele já estiverm no Brasil em 2006... O clipe é com o Mano Chao mas vale a pena acessar o site oficial da dupla pra conhecer uma pouco mais http://www.amadou-mariam.com/
O segundo é de uma banda portuguesa chamada Buraka Som Sistema. Apesar da origem, os caras tocam (e cantam) kuduro, som típico da Angola. Só que a banda faz o que definiram como kuduro progressivo eletrônico (?!?!?!). Enfim... tem que ouvir. A banda é nova e não achei site oficial, só no myspce.
Enjoy it!
Postado por Luciana Pascarelli às 24.4.09 0 comentários
A televisão me deixou burro, muito burro demais...
Desenho durante o dia, Chaves na hora do almoço, programa da Ofélia durante a tarde, novelas, Jornal Nacional... Fora os domingos regados a Programa Silvio Santos das 12 às 20h e pelo Fantástico e suas reportagens sobre doenças esquisitérrimas.
Tudo era novidade, pelo menos pra mim, afinal quer coisa mais interessante que ver um tal de Clodovil na TV Mulher, o Fausto Silva falando besteira no Perdidos na Noite e uma loira pulando no meio de um monte de crianças na extinta TV Manchete? No alto dos meus 5 anos, achava isso o máximo.
Pois então, essa semana, a Rede Globo anunciou sua nova programação para o ano de 2009. Considerando que a emissora é líder absoluta em audiência no país e é assistida por de pessoas nas cidades e vilarejos mais remotos que se possa imaginar, do tipo Catas Altas da Noruega (MG) e Contendas de Sincorá (BA), devemos acreditar também que milhões e milhões de cabeças pensantes (pensantes?) são influenciadas pelo conteúdo de sua programação. Não é à toa que
O que me deixou encafifada foi que, apesar do anúncio de novidades na nova grade, nada, absolutamente nada novo apareceu!!! Minisséries, Casseta e Planeta, Mais você, Fantástico, Vídeo Show... enfim, pouca novidade e muita repaginação.
Temos que concordar que a televisão (e a Globo!) está presente, direta ou indiretamente, na vida de todos e que exerce um papel determinante na formação e nas atitudes de toda a sociedade, exercendo fascínio em uns e repulsa em outros. Considerando que cerca de 12% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, podemos dizer que para estes a televisão é a única fonte de informação. Aquilo que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.
Perguntem a um desses adolescentes, por exemplo, quem é o Pedro Bial. Tenho certeza absoluta que todos, mas todos mesmo responderão que ele é o apresentador do Big Brother. Ninguém lembra, ou mesmo sabe, que o jornalista cobriu a Guerra do Golfo, o colapso da União Soviética, a queda do muro de Berlim, que ele dirigiu documentário e que fundou um grupo de poesias na década de 80... Não, ele é apenas o apresentador do BBB.
O pior, é que muito provavelmente, os demais 88%, incluindo você e eu, também responderiam a mesma coisa, não é mesmo???
Postado por Luciana Pascarelli às 24.4.09 1 comentários
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Foi num baile em Assuncion...
Postado por Luciana Pascarelli às 23.4.09 1 comentários
terça-feira, 14 de abril de 2009
Saiu a programação da VIrada Cultural!
Postado por Luciana Pascarelli às 14.4.09 1 comentários
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Nóis fumo e não voltemo...
Postado por Luciana Pascarelli às 9.4.09 5 comentários
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Postado por Luciana Pascarelli às 2.4.09 2 comentários